7 Coisas que seus funcionários nunca querem ouvir do chefe
Claro, ações falam mais alto que palavras. Mas, no ambiente
corporativo, muitas vezes as palavras influenciam (e muito) o desempenho
dos funcionários e acabam até os desmotivando se usadas de maneira
errada. O site Inc.com listou sete coisas que um gestor nunca deveria
dizer aos seus empregados – a não ser que ele não queria uma equipe de
aliados e, sim, de pessoas descontentes ao seu lado.
1. "Boa ideia, agora se nós também ..."
Bem
sucedidos ou não na empreitada de dar sugestões, todos os colaboradores
querem contribuir, agregar valor à empresa em que trabalham. E, do
ponto de vista deles, as boas ideias quase nunca são as suas. Já
imaginou, então, o quão desmotivador é dividir uma ideia com o chefe e
ele apenas pensar em como melhorá-la? Pois é, isso é desmotivador, sem
dúvida.
Quando
um colaborador te trouxer uma ideia certifique-se que ele permaneça com
ela, antes de traçar um plano de implementação com base na sugestão
dele. Experimente dizer: “Uau, isso é realmente uma boa ideia” e
pergunte como ele chegou até ela e como ele acha que deveria
implentá-la. Muitas vezes, o funcionário já tem as respostas e, se não,
você pode ajudá-lo a seguir na direção certa. Mas nunca o deixe de
elogiar por isso.
2. "Olhe. Eu estou no comando aqui"
Lidar
com opiniões diferentes ou mesmo com uma discussão aberta é um desafio
para qualquer gestor. É fácil sentir-se inseguro e defensivo nessas
horas. Quando isso acontece, você pode ser tentado a cair abrir mão de
uma regra crucial sobre gestão: aquele que tem o ouro faz as regras.
Recorrer
ao “eu estou no comando” para acabar com uma discussão com os
empregados é desnecessário, já que todos ali sabem disso. Além do que,
dizer isso destrói qualquer sentimento de colaboração, trabalho em
equipe. Ao contrário, se você argumentar de uma maneira lógica e deixar
claro que todos estão juntos atrás de um mesmo objetivo, não há como
desmotivá-los.
Não
tenha medo de voltar atrás. Não tenha medo de dizer suas opiniões
iniciais ou que as decisões foram erradas. Os subordinados irão te
respeitar ainda mais se você admitir que cometeu um erro.
3. "Eu tenho uma grande oportunidade para você"
As
chamadas grandes oportunidades pelos gestores quase nunca são grandes,
já que a frase é tipicamente seguida pela "oportunidade" de assumir um
trabalho adicional ou lidar com um projeto que ninguém quer. Você pode
dizer isso de outra maneira, como: "Na próxima semana você vai começar a
trabalhar em um novo projeto com o nosso melhor cliente".
Afinal
de contas, a pessoa sabe o que é uma grande oportunidade para ela e, a
fazer se animar para depois a enviar a uma realidade imposta e pouco
agradável, fará com que ela fique irritada. Oportunidades
verdadeiramente grandes não necessitam de anúncios vazios. Não a venda
em vão ou você vai deixar seus funcionários se sentirem vendidos.
4. "Cara, eu estou ansioso para a minha viagem para a Europa"
Alguns empresários acreditam que seus empregados serão inspirados por seu sucesso (visível). Mas a maioria não é.
Quanto
mais você falar sobre como você é bem sucedido, seja aberta ou
implicitamente, mais seus funcionários se ressentem do fato de que seu
sucesso é baseado no trabalho duro dele.
Nunca se gabe do seu sucesso aos seus funcionários. Seja humilde.
5. "Eu já fiz o suficiente"
Perspectiva
é tudo. Da sua perspectiva, ter um negócio ou uma posição de destaque
pode ser estressante, desgastante, e avassaladora. Do ponto de vista do
empregado você teria que feito tudo para merecer estar onde está.
Os
empregados não querem sentir a sua dor. Nunca espere que eles criem
empatia por você dessa forma. Se você deve falar sobre o trabalho de um
dia duro, fale sobre como o dia era um desafio e todo mundo se uniu para
fazer as coisas acontecerem. Ou divida o quanto você gosta de
ajudá-los.
Desligue
sempre um dia difícil em uma forma de reconhecer o quão duro seus
funcionários trabalharam - e não o quão duro você trabalhou.
6. "Não"
Dizer
não só é bom quando essa palavra vem seguida por um por que.
Explicações são sempre necessárias quando você recusa um pedido ou
recusa uma idéia, mesmo que o raciocínio por trás da decisão pareça
óbvio.
Uma
das principais funções de um gestor é lidar com pessoas, trabalho que
inclui uma habilidade sem limite de paciência para explicar o quanto for
preciso.
7. "Nós"
Nós é uma palavra poderosa, exceto quando não usada corretamente.
Em
público, diga "eu" quando a sua empresa comete um erro. Diga "nós"
quando fizer algo bacana. Dentro da empresa, diga "você" quando um
funcionário fizer algo que mereça elogio. Diga "nós" quando você faz
algo assim, porque seu sucesso é sempre construído por e com base nos
esforços de todos a sua volta.
Fonte: Tatiana Vaz, de Exame
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